domingo, 7 de abril de 2013

Jovens criam rede de computadores para partilha de informação


Um grupo de jovens residentes no bairro de Laulane, localizado na periferia da cidade de Maputo, criou uma ligação de computadores em rede para a partilha de informação e de internet. Esta rede, que envolve sete casas espalhadas por quatro quarteirões conecta nove computadores através de uma ligação por cabo. Esta ligação entre computadores foi criada no mês de Janeiro de 2013.

A ideia de criar uma rede de computadores entre vizinhos do mesmo bairro partiu de Gilberto Manhiça, um jovem de 20 anos de idade, estudante de informática. O primeiro e principal objectivo por detrás da criação desta rede foi de estabelecer um sistema de partilha de ficheiros (filmes, músicas, video-aulas, aplicativos, material acadêmico) de forma segura e abolir a partilha de vírus que se fazia por via de dispositivos removíveis. Para a materialização deste projecto, nove jovens mostraram interesse em participar,  onde cada um colaborou com o valor de 350,00 MT ($12) para a compra de cabos e switchers, material necessário para a implementação do referido projecto.

Após um período de um mês do funcionamento, o grupo decidiu fazer uma outra contribuição para incluir na rede local o serviço de internet. Para tal, contribuiram cada um o valor de 350,00MT com vista a adquirir o pacote de internet num dos provedores locais. De acordo com Gilberto, a implementação do serviço de internet nesta rede trouxe grandes benefícios, pois possibilitou com que estes pudessem fazer consultas, pesquisas e acessar a uma diversidade de conteúdos na internet tais como material escolar e redes mais amplas de sociabilidade como é o caso do Facebook. Uma outra vantagem da rede é o facto de conjuntamente juntarem esforços para o pagamento do pacote de internet que ao bolso de um cidadão normal é elevado. Recentemente o grupo introduziu o serviço de wireless para que os seus membros pudessem acessar a internet através de computadores portateis e telemóveis. Para o futuro, o grupo pretende expandir a rede com vista a integrar mais pessoas.

Para o caso particular de Gilberto, este projecto trouxe muitos ganhos. Ele pôde colocar em prática os conhecimentos adquiridos na sua formação, isto para além de ter ganho muita experiência. A chave para o sucesso desta rede de computadores entre vizinhos do mesmo bairro foi a seriedade por parte de todos os membros integrantes, o mesmo frizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário