domingo, 26 de maio de 2013

Reacções da detenção de Jorge Arroz nas Redes Sociais

Numa altura em que os médicos em Moçambique iniciam a sua segunda semana de greve, onde clamam por um ajustamento salarial, é detido o presidente da agremiação que encabeça esta “rebelião”, Jorge Arroz, presidente da Associação dos Médicos de Moçambique (AMM). A detenção teve lugar no domingo, dia 26 pelas 18:30, algures na capital moçambicana. As primeiras informações a respeito da detenção de Arroz circularam na internet, através das redes sociais como o facebook e o twitter. As reações a este acontecimento foram imediatas.
A primeira coisa que as pessoas questionavam era a causa da detenção.



As escassas informações que circulavam davam conta de que Jorge Arroz fora detido sob acusação de incitamento a desordem e a tumultos. Sem conhecimento pleno das causas por detrás, já haviam cidadão que iam em defesa do presidente da AMM.


O argumento é de que todo aquele que se posiciona contra o governo tem um destino traçado.



Para além de se questionar a liberdade de expressão, há quem começa a duvidar da saúde da democracia em Moçambique. Para alguns, este tipo de comportamento do governo (que supostamente deu ordens a polícia para deter o Presidente da AMM) revela uma certa arrogância e acima de tudo abuso de poder por parte do governo, constituindo uma violação dos princípios da lei mãe, a constituição.




Com este acto protagonizado pela polícia de Moçambique, a causa dos médicos tende a conquistar a simpatia dos não-médicos, isto é, do povo em geral.


E com base neste caso, alguns começam a relacionar com as eleições que se avizinham, e há quem já faz previsões.



Uma coisa parece ser certa: este caso ainda vai dar muito que falar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário