segunda-feira, 3 de junho de 2013

Uma Vítima da Greve dos Médicos

Olga Sarita, 37 anos
Olga Sarita, 37 anos de idade, acaba de perder o seu filho que tinha pouco mais de uma semana. A causa da morte do recém-nascido foi a falta de atendimento médico hospitalar. A Greve dos médicos que já leva três semanas custou a vida do seu esperado quarto filho. Muito se tem falado do braço-de-ferro entre o governo e os médicos que não conseguem chegar a um acordo com relação as suas diferenças. Pouco se tem falado daqueles que pagam por isso. Olga é uma vítima no meio de tantas outras.

O seu parto estava marcado para dia 20 de Maio no hospital de Mavalane, arredores da cidade de Maputo, mas em virtude da greve dos médicos, não foi possivel fazer a cesariana, tendo aguardado no hospital até sexta feira do dia 25. Foi obrigada a suportar as dores durante cerca de quatro dias. A criança nasceu com problemas respitatórios e com baixo peso. Por carecer de cuidados médicos, ficou no hospital por mais uma semana. Dois dias depois de ter regressado a casa, o seu filho perdeu a vida. Uma tragédia aconteceu.

Se os médicos tem ou não razão, a verdade é que muitos precisam de seus cuidados. Alguns vão perdendo a vida e tantos outros vão sofrendo. São várias “Olgas” que de forma anónima vão pagando as suas vidas por causa da greve. Os doentes obviamente que não tem forças para protestar, mas de certo que no fundo vão pedindo um basta a esta greve!


Sem comentários:

Enviar um comentário